Graduação: Engenharia Agronômica
Mestrado: Agronomia - Ciência do Solo
Doutorado: Agronomy - Soil Science
Setor de trabalho:
Departamento de Solos (IA/UFRRJ), câmpus Seropédica
Telefone Institucional: (21)3787-3772
Dados Complementares
Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (1980), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela UFRRJ, doutorado em Agronomy – Soil Science – Purdue University e Pós-Doutorado na mesma instituição. Professora titular da UFRRJ, no Departamento de Solos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: classificação de solos, manejo de solos, indicadores edáficos de qualidade e degradação.
É membro do Comitê Nacional para validação e aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. É bolsista da FAPERJ – Edital Cientista do Nosso Estado, desde 2003, e Bolsista do CNPq – Produtividade em Pesquisa. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciência do Solo, da UFRRJ, no período de 2000-2006. Coordenadora de 2009 a 2016 do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária – PPGCTIA, Centros – Associados UFRRJ / UNRC, Argentina (PG Binacional) e Vice-coord. até março de 2017, e professora visitante no PPGCTIA-UNRC. É membro do Grupo de Trabalho da IUSS (Internacional Union of Soil Science) para elaboração de Sistema Universal de Classificação de Solos (USC) e, a partir de abril 2013, do Grupo de trabalho do WRB (IUSS/FAO) para desenvolvimento da terceira edição do World Reference Base for Soil Resources (WRB).
Diretora da Divisão I da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) – Solo no Espaço e no Tempo, a partir de 2011 com mandato até 2018. Pro-reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação da UFRRJ, a partir de março de 2017. Comitê Científico e Comitê para organização do 21th World Congress of Soil Science (IUSS/SBCS), realizado no Rio de Janeiro em Agosto de 2018. Representante da Aca do Sul e Caribe para o Intergovernmental Technical Panel on Soils – FAO/ Global Soil Partnership (GSP) a partir de junho de 2018 com mandato de 3 anos.